Ads 468x60px

20 novembro, 2012

Semana de Vacinação Antirrábica


A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da Coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza, a partir da próxima segunda-feira (19), a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. 
A campanha, que tem como meta vacinar cerca de 120 mil animais, será iniciada com a imunização de cães e gatos em localidades da área rural do município, com a visita de agentes de endemias nas residências.


No Dia D da campanha, marcado para o sábado (24), serão disponibilizados, das 8h às 17h, 200 postos de vacinação espalhados pela cidade, instalados nas unidades de saúde e em locais como escolas e associações de moradores, facilitando o acesso à imunização dos animais. Para atingir a meta, a SMS estará mobilizando na ação 840 vacinadores, 9 médicos veterinários e 53 técnicos de apoio aos postos, além do Programa Municipal de Imunização.


A Coordenação do CCZ alerta, porém, que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 60 dias de nascido e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia, caquexia, entre outras) ou fêmeas em período de gestação. Além disso, os proprietários que tiverem dificuldade para deslocar seu animal até o local de vacinação, poderão solicitar ao vacinador, a visita do CCZ para imunização no domicílio. O pedido será submetido à avaliação da Coordenação de Ações de Controle da Raiva do CCZ, para ser incluído ou não nas ações de rotina do órgão.


Após o Dia D da campanha, o município continuará a vacinar os animais, no período de 26 a 30 deste mês, mas apenas no Centro de Controle de Zoonoses e em uma unidade de cada distrito sanitário. Para fechar a programação, as equipes de vacinadores trabalharão com postos volantes, instalados nos dias 1º e 2 de dezembro na área externa (estacionamento) dos shoppings Maceió (antigo Iguatemi) e Pátio Maceió, onde serão realizadas também feiras de adoção com cães e gatos do CCZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário